Dmaths destina-se a

pessoas que usam regularmente o editor de fórmulas do LibreOffice (anteriormente OpenOffice.org / StarOffice) (estudantes de Matemática, professores...) e NeoOffice.

Dmaths NÃO funcionará atualmente no Apache-OpenOffice 4.0. Em vez disso, por favor obtenha e instale a versão mais recente do LibreOffice.

É livre (sob a licença GPL) e está disponível em GNU/Linux, Windows e Mac OS X. Funciona em Inglês, Francês, Alemão, Português e parcialmente em Espanhol.

O guia de utilização em Português user_guide_pt.odt, é um bom ponto de partida para começar a trabalhar com o Dmaths. Note que tentou-se manter o texto respeitando as diferenças entre o Português utilizado no Brasil e na Europa. Por exemplo ficheiro/arquivo que varia conforme a definição da variante.

Obter e instalar

Obtenha a extensão em DmathsAddon.oxt .

Depois de baixar (download) este arquivo, inicie o LibreOffice Writer, e adicione-o indo a Ferramentas/Gestor de extensões [Adicionar...] localizando o arquivo DmathsAddon.oxt.

Agora o LibreOffice tem que ser completamente encerrado (incluindo o iniciador rápido, ou seja, todas as janelas do LibreOffice) e depois reiniciado. Para completar a instalação do Dmaths, ir ao menu Dmaths e clicar Acerca de Dmaths.... Depois de o fazer, encerre o completamente o LibreOffice Writer mais uma vez.

Agora, pode utilizar o Dmaths e aproveitar as poderosas ferramentas que ele disponibiliza para a escrita dos seu documentos de conteúdos matemáticos.

Em caso de problemas, ir ao menu Dmaths e selecionar Abrir as opções do Dmaths.... Aqui pode repor as definições, reparar a instalação ou selecionar a língua. Depois destas ações, encerrar o LibreOffice completamente (como anteriormente) e reiniciar.

O Dmaths deteta automaticamente a língua em uso no LibreOffice, mas por omissão fica em Inglês se não estiver disponível. Quaisquer problemas podem ser relatados na lista de distribuição (mailing list)!

Ajudar e obter ajuda

A tradução para Português do Dmaths pode e deve ser verificada por si, assim como correções ou atualizações do guia de utilização. Por enquanto, o melhor meio é usando a lista de distribuição em Inglês (ver abaixo).

Também se pede ajuda para traduzir Dmaths para outras línguas.

Para subscrever a lista de distribuição em Inglês, basta enviar um email vazio para: users-en-request@dmaths.org?Subject=Subscribe

Algumas funcionalidades de Dmaths:

As macros rápidas permitem obter em poucos cliques as fórmulas

Desenhar gráficos de funções, mesmo paramétricas ou polares :

Diálogo para o exemplo:

Fazer tabelas de variações ou de sinais

Obtendo-se o resultado:

Preparar modelos de sólidos

Ver outros exemplos em:

Ver mais capturas de écran em Dmaths Deutsch, Dmaths - frodev.org , Dmaths English, Dmaths french

Autor desta página: Hélio Guilherme


presentation/pt.txt · Dernière modification: 2016/09/15 16:12 par didier 
 
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki

Valid XHTML 1.0 Transitional

Valid CSS!